Muitas empresas confundem “Marketing” com “Propaganda”, mas propaganda é apenas parte do marketing e pode não ser suficiente para conquistar e manter clientes. Um bom Plano de Marketing alinha, para cada público-alvo, o Mix de Marketing: produto/serviço, preço, praça, ponto, canais de distribuição e pessoas.
Neste sentido, são desenvolvidos, num plano de Marketing, os seguintes aspectos:
Marketing na Prática:
- Diagnóstico da realidade atual do marketing da empresa;
- Definição de objetivos e metas de Marketing;
- Análise e definição do potencial de mercado e da concorrência;
- Definição do(s) público(s)-alvo;
- Análise e redefinição do posicionamento de mercado e da marca da empresa;
- Análise e redefinição do Mix de Marketing:
- Criação das Estratégias de Marketing da empresa;
- Criação de um Plano de Ação (5W2H);
- Criação de um sistema de avaliação e controle dos resultados, visando a melhoria contínua da eficiência do marketing da empresa.
Vendas na Prática:
- Diagnóstico da realidade da área comercial da empresa:
- Definição de Objetivos e Metas de Vendas (por canal, região, vendedor, representante, etc.);
- Criação ou Aperfeiçoamento das políticas comerciais da empresa:
- Condições e prazos de pagamento;
- Regras para aplicação dos descontos;
- Regras de comissionamento;
- Regras de trocas de produtos e devoluções;
- Prazos de entrega;
- Assistência técnica;
- Prazos de pagamento;
- Taxa de juros,;
- Parcelamento;
- Definidas a respeito dos fretes;
Criação ou Aperfeiçoamento do Processo de Vendas, mais adequado aos objetivos comerciais da empresa:
- Criação de um Plano de Ação (5W2H);
- Criação do sistema de gestão (planejamento, execução, controle e aperfeiçoamento contínuo) do processo e da eficiência das vendas (Relatórios Gerenciais, Indicadores, Funil de Vendas, etc.);