Marketing e Vendas na Prática

Muitas empresas confundem “Marketing” com “Propaganda”, mas propaganda é apenas parte do marketing e pode não ser suficiente para conquistar e manter clientes. Um bom Plano de Marketing alinha, para cada público-alvo, o Mix de Marketing: produto/serviço, preço, praça, ponto, canais de distribuição e pessoas.

Neste sentido, são desenvolvidos, num plano de Marketing, os seguintes aspectos:

Marketing na Prática: 

  • Diagnóstico da realidade atual do marketing da empresa;
  • Definição de objetivos e metas de Marketing;
  • Análise e definição do potencial de mercado e da concorrência;
  • Definição do(s) público(s)-alvo;
  • Análise e redefinição do posicionamento de mercado e da marca da empresa;
  • Análise e redefinição do Mix de Marketing:
  • Criação das Estratégias de Marketing da empresa;
  • Criação de um Plano de Ação (5W2H);
  • Criação de um sistema de avaliação e controle dos resultados, visando a melhoria contínua da eficiência do marketing da empresa.

 

Vendas na Prática: 

  • Diagnóstico da realidade da área comercial da empresa:
  • Definição de Objetivos e Metas de Vendas (por canal, região, vendedor, representante, etc.);
  • Criação ou Aperfeiçoamento das políticas comerciais da empresa:
  • Condições e prazos de pagamento;
  • Regras para aplicação dos descontos;
  • Regras de comissionamento;
  • Regras de trocas de produtos e devoluções; 
  • Prazos de entrega;
  • Assistência técnica;
  • Prazos de pagamento;
  • Taxa de juros,;
  • Parcelamento;
  • Definidas a respeito dos fretes;

 

Criação ou Aperfeiçoamento do Processo de Vendas, mais adequado aos objetivos comerciais da empresa:

  • Criação de um Plano de Ação (5W2H);
  • Criação do sistema de gestão (planejamento, execução, controle e aperfeiçoamento contínuo) do processo e da eficiência das vendas (Relatórios Gerenciais, Indicadores, Funil de Vendas, etc.);

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