Marketing e Vendas na Prática

Na nossa forma de ver, a maioria das empresas ainda confunde “Marketing” com “Propaganda” e, portanto, precisa evoluir este conceito e esta prática. Quem faz “Propaganda” só faz parte do “Marketing” e esta parte pode não ser suficiente para conquistar e manter novos clientes. O segredo de um bom Plano de Marketing é alinhar, para cada público-alvo, o Mix de Marketing, ou seja, o produto/serviço, o preço, a praça, o ponto, os canais de distribuição e as pessoas.

Neste sentido, são desenvolvidos, num plano de Marketing, os seguintes aspectos:

Marketing na Prática: 

  • Diagnóstico da realidade atual do marketing da empresa;
  • Definição de objetivos e metas de Marketing;
  • Análise e definição do potencial de mercado e da concorrência;
  • Definição do(s) público(s)-alvo;
  • Análise e redefinição do posicionamento de mercado e da marca da empresa;
  • Análise e redefinição do Mix de Marketing:
    • Produto/Serviço (Solução);
    • Preço e Condições de Venda (posicionamento com base no mercado);
    • Praça (área de atuação);
    • Ponto (Local Físico, conforme for o caso);
    • Canais de Distribuição (Direto, Indireto, Híbrido, etc.);
    • Propaganda (Tradicionais e Mídias Sociais);
    • Pessoas (Atendimento e Conversão);
  • Criação das Estratégias de Marketing da empresa;
  • Criação de um Plano de Ação (5W2H);
  • Criação de um sistema de avaliação e controle dos resultados, visando a melhoria contínua da eficiência do marketing da empresa.

Vendas na Prática: 

  • Diagnóstico da realidade da área comercial da empresa:
    • Levantamento e análise do histórico de vendas;
    • Levantamento e análise do atual processo de vendas e sua eficiência;
  • Definição de Objetivos e Metas de Vendas (por canal, região, vendedor, representante, etc.);
  • Criação ou Aperfeiçoamento das políticas comerciais da empresa:
  • Condições e prazos de pagamento;
  • Regras para aplicação dos descontos;
  • Regras de comissionamento;
  • Regras de trocas de produtos e devoluções; 
  • Prazos de entrega;
  • Assistência técnica;
  • Prazos de pagamento;
  • Taxa de juros,;
  • Parcelamento;
  • Definidas a respeito dos fretes;
  • Criação ou Aperfeiçoamento do Processo de Vendas, mais adequado aos objetivos comerciais da empresa:
    • Planejamento e preparação da venda;
    • Prospecção de novos clientes;
    • Abordagem inicial;
    • Levantamento de necessidades e/ou expectativas;
    • Proposta/Cotação/Preço;
    • Negociação;
    • Fechamento;
    • Pós-venda;
  • Criação de um Plano de Ação (5W2H);
  • Criação do sistema de gestão (planejamento, execução, controle e aperfeiçoamento contínuo) do processo e da eficiência das vendas (Relatórios Gerenciais, Indicadores, Funil de Vendas, etc.);

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