Apesar da Metodologia de custos ter uma lógica comum, a todas as empresas, existem particularidades para empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviço, que precisam ser observadas, aumentando assim o grau de precisão e confiabilidade das informações.
Mesmo dentro do mesmo segmento de atuação, dificilmente pode-se aplicar uma mesma metodologia para empresas diferentes, pois existem características que devem ser customizadas, para cada sistema de custo. Exemplo: a energia elétrica pode ser um custo variável para uma empresa e fixo para outra.
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- Levantamento e classificação dos Custos Fixos;
- Mensalização dos custos e despesas anuais;
- Cálculo da depreciação mensal do patrimônio da empresa;
- Cálculo da quantidade de horas úteis de produção;
- Cálculo do valor dia/hora/minuto de produção, conforme o caso;
- Ficha Técnica do Produto:
- Matérias-primas utilizadas e respectivos custos;
- Levantamento das operações do processo produtivo e respectivos tempos de produção;
- Cálculo do Custo de Fabricação (Custo Fixo alocado para o produto ou lote de produtos);
- Cálculo do Custo do Produto Vendido (CPV);
- Levantamento dos Custos de Comercialização (Imposto sobre vendas, comissões, frete de entrega, etc.);
- Cálculo da Margem de Contribuição do produto;
- Determinação da margem de lucro líquida desejada, por produto;
- Cálculo do preço a ser praticado, para fazer frente aos custos de produção, custos fixos e custos de comercialização, visando obter o resultado líquido projetado;
- Criação de tabelas de preços, descontos, etc., e sua repercussão na margem de contribuição e/ou no lucro líquido do produto.
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- Levantamento e classificação dos Custos Fixos;
- Mensalização dos custos e despesas anuais;
- Cálculo da depreciação mensal do patrimônio da empresa;
- Cálculo do Custo de Aquisição:
- Custo “seco” (Sem IPI e sem Frete);
- Cálculo do Custo de Aquisição (impostos que incidem na compra, frete de compra e outros custos de aquisição);
- Levantamento dos Custos de Comercialização (Impostos sobre a venda, comissões, taxas de cartão, frete de entrega, etc.);
- Cálculo da Margem de Contribuição do produto;
- Cálculo do Custo de Funcionamento (Relação entre a média de Custo Fixo e a média de Faturamento);
- Determinação da margem de lucro líquida desejada, por produto;
- Cálculo do preço a ser praticado, para fazer frente aos custos de aquisição e de comercialização dos produtos, visando obter o resultado líquido projetado;
- Criação de tabelas de preços, descontos, etc., e sua repercussão na Margem de Contribuição e/ou no lucro líquido do produto.
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- Levantamento e classificação dos Custos Fixos;
- Mensalização dos custos e despesas anuais;
- Cálculo da depreciação mensal do patrimônio da empresa;
- Cálculo da quantidade de horas úteis disponíveis para prestação dos serviços;
- Cálculo do valor minuto/dia/hora da prestação dos serviços, conforme o caso;
- Levantamento dos Custos de Comercialização (Impostos sobre a venda, comissões, taxas de cartão, etc.);
- Determinação da margem de lucro líquida desejada, por serviço;
- Cálculo do preço a ser praticado, para fazer frente aos custos fixos e de comercialização dos produtos, visando obter o resultado líquido projetado;
- Criação de tabelas de preços, descontos, etc., e sua repercussão na Margem de Contribuição e/ou no lucro líquido do serviço.