Na nossa forma de ver, a maioria das empresas ainda confunde “Marketing” com “Propaganda” e, portanto, precisa evoluir este conceito e esta prática. Quem faz “Propaganda” só faz parte do “Marketing” e esta parte pode não ser suficiente para conquistar e manter novos clientes. O segredo de um bom Plano de Marketing é alinhar, para cada público-alvo, o Mix de Marketing, ou seja, o produto/serviço, o preço, a praça, o ponto, os canais de distribuição e as pessoas.
Neste sentido, são desenvolvidos, num plano de Marketing, os seguintes aspectos:
Marketing na Prática:
- Diagnóstico da realidade atual do marketing da empresa;
- Definição de objetivos e metas de Marketing;
- Análise e definição do potencial de mercado e da concorrência;
- Definição do(s) público(s)-alvo;
- Análise e redefinição do posicionamento de mercado e da marca da empresa;
- Análise e redefinição do Mix de Marketing:
- Produto/Serviço (Solução);
- Preço e Condições de Venda (posicionamento com base no mercado);
- Praça (área de atuação);
- Ponto (Local Físico, conforme for o caso);
- Canais de Distribuição (Direto, Indireto, Híbrido, etc.);
- Propaganda (Tradicionais e Mídias Sociais);
- Pessoas (Atendimento e Conversão);
- Criação das Estratégias de Marketing da empresa;
- Criação de um Plano de Ação (5W2H);
- Criação de um sistema de avaliação e controle dos resultados, visando a melhoria contínua da eficiência do marketing da empresa.
Vendas na Prática:
- Diagnóstico da realidade da área comercial da empresa:
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- Levantamento e análise do histórico de vendas;
- Levantamento e análise do atual processo de vendas e sua eficiência;
- Definição de Objetivos e Metas de Vendas (por canal, região, vendedor, representante, etc.);
- Criação ou Aperfeiçoamento das políticas comerciais da empresa:
- Condições e prazos de pagamento;
- Regras para aplicação dos descontos;
- Regras de comissionamento;
- Regras de trocas de produtos e devoluções;
- Prazos de entrega;
- Assistência técnica;
- Prazos de pagamento;
- Taxa de juros,;
- Parcelamento;
- Definidas a respeito dos fretes;
- Criação ou Aperfeiçoamento do Processo de Vendas, mais adequado aos objetivos comerciais da empresa:
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- Planejamento e preparação da venda;
- Prospecção de novos clientes;
- Abordagem inicial;
- Levantamento de necessidades e/ou expectativas;
- Proposta/Cotação/Preço;
- Negociação;
- Fechamento;
- Pós-venda;
- Criação de um Plano de Ação (5W2H);
- Criação do sistema de gestão (planejamento, execução, controle e aperfeiçoamento contínuo) do processo e da eficiência das vendas (Relatórios Gerenciais, Indicadores, Funil de Vendas, etc.);